14 Setembro 2023
O padre jesuíta Antonio Spadaro, diretor de La Civiltà Cattolica, prepara-se para deixar a redação da importante revista. Em alguns círculos vaticanos acrescenta-se que o jesuíta siciliano poderia ser nomeado um dos Secretários do Dicastério para a Cultura e a Educação Católica, criado com a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, e liderado pelo cardeal português José Tolentino de Mendonça.
A informação é publicada por Il Sismografo, 14-09-2023.
Hoje os dois secretários do dicastério são: Monsenhor Paul Desmond Tighe, nascido na Irlanda em 1958 (Seção de Cultura), e Monsenhor Giovanni Cesare Pagazzi, nascido na Itália em 1965 (Seção de Educação). Em qualquer caso, se a hipótese do “destino Vaticano” fosse verdadeira, p. Spadaro poderia ser nomeado para qualquer outro cargo, mesmo que fosse criado especialmente para ele. O Papa Francisco fez uso deste mecanismo no caso de outras pessoas próximas a ele. O que parece muito interessante, entre o possível e o provável, e que algumas fontes creditam como um passo planejado, agora hipotético: uma nomeação episcopal para o jesuíta que completou recentemente 57 anos.
Sono grato a #PapaFrancesco e al cardinale Tolentino de Mendonça che, appreso che avrei concluso il mio impegno a La Civiltà Cattolica @civcatt, mi hanno chiesto di spendere le mie energie al servizio del Dicastero per la Cultura e l’Educazione della Santa Sede ??@d_c_ed. Inizia… pic.twitter.com/zDvRS7QLHX
— Antonio Spadaro (@antoniospadaro) September 14, 2023
Padre Spadaro foi e é muito importante para o Pontífice como membro da Delegação Papal nas peregrinações internacionais de Francisco. De fato, participou nas 43 viagens do Papa e esteve sempre muito próximo dele em todos os acontecimentos do programa.
A próxima viagem de Francisco, n. 44, 22-23 de setembro em Marselha (França) para participar em Les Rencontres méditerranéennes, poderia ser útil compreender melhor e mais o que está acontecendo no Vaticano nas últimas semanas, onde se fala de outras remoções ou substituições de grande importância. Porém, é melhor manipular tudo com mão cirúrgica, pois na corte papal – que nas salas sagradas alguns chamam de 'pátio' – esse tipo de "conversa" faz parte das lutas pelo poder, "sobre quem sobe e quem sobe 'abaixo'". Neste clima, nestas horas, há também quem considere a nomeação – pela primeira vez – de um diretor não italiano de La Civiltà Cattolica como uma bofetada na cara dos jesuítas.
Antonio Spadaro, SJ, foi nomeado hoje como sub-secretáro do Dicastério para a Cultura e a Educação. Ele assumirá o cargo a partir do dia 01-01-2024. A nomeação é publicada pela Santa Sé no dia de hoje, 14-09-2023.